segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Resolução da Prova UFMG 2011 - Português e Literatura





Bem, galera...

Aqui a gente se despede. Comento aqui as questões da prova. Não quero ser o dono da verdade, apenas faço alguns apontamentos e coloco-os ao julgamento de vocês. Espero que mais uma vez possa ajudá-los.




De acordo com o dicionário Caldas Aulete, a palavra am.bi.gui.da.de (sf.) tem os seguintes significados:

  1. Característica do que é ambíguo, do que apresenta vários sentidos 
  2. Falta de clareza 
  3. Dúvida entre duas ou mais possibilidades; INCERTEZA; HESITAÇÃO [ + de, em: ambiguidade nos sentimentos.] 

Ambiguidade estrutural   
Ling.  A que resulta em mais de uma interpretação de significado para um agrupamento de palavras, como em Leu para o filho muitos poemas e lendas da Grécia [' da Grécia' refere-se só às lendas ou também aos poemas?]  


Ambiguidade lexical   
Ling.  A que resulta da existência de mais um significado para uma palavra (polissemia), como em Sonhava toda noite com louros.   


Elemento causador da ambiguidade: A palavra "depressão", que é polissêmica. (Ambiguidade lexical) 


Ainda de acordo com o Caldas Aulete:



 (de.pres.são) sf.

  1. Ação ou resultado de deprimir(-se) 
  2. Psiq.  Estado patológico, de natureza orgânica e psicológica, que envolve abatimento, desânimo, inércia e, às vezes, ansiedade 
  3. P.ext.  Condição de abatimento moral ou de ânimo; DESÂNIMO; LETARGIA; PROSTRAÇÃO. [ Antôn.: ânimo, excitação.] 
  4. Concavidade pouco profunda; DESNÍVEL.: A roda quebrou em uma depressão na estrada. [ Antôn.: elevação.] 
  5. Econ.  Período de baixa atividade econômica com desemprego generalizado.; RECESSÃO. [ Antôn.: desenvolvimento, progresso.] 
  6. Geog.  Terreno ou região em nível mais baixo do que aqueles que os rodeiam 
  7. Med.  Diminuição em atividade fisiológica; DEBILITAÇÃO; ENFRAQUECIMENTO. [ Antôn.: fortalecimento.] 


Leitura 1: Analisando a tirinha de Nani, podemos ver um veículo se deslocando em uma via e passa por uma placa de trânsito que o alerta que a frente encontrará uma depressão que neste sentido seria o item 4 e 6 do Aulete, ou seja, o que poderia se esperar é um desnível na pista.


Leitura 2: Continuando analisar a tirinha, é mostrado um pouco mais a frente um homem que foi desenhado apresentando um perfil abatido, prostrado, o que remete ao significado 2 e 3 do aulete. Como se a placa estivesse alertando para a existência de seu estado de espírito. 

Elemento causador da ambiguidade: O pronome possessivo "seu" (Ambiguidade estrutural) . O pronome, por ser de terceira pessoa) cria uma relação de posse da renda tanto com o contribuinte quanto com o dependente.


Leitura 1: Que não é vantajoso para o contribuinte que possui renda superior a R$ 4.439,34 declarar um dependente que estuda. (Sentido desejado)
Leitura 2: Que para o contribuinte não é vantajoso declarar um dependente que estuda se este possui uma renda superior de R$ 4.439,34








Só um comentário: QUE QUESTÃO LINDA!!! ADOREI!!!


No texto de Aldo Bizocchi podemos tirar as seguintes reflexões:
A analise que cada indivíduo faz do mundo vai depender do sistema de valores que ele construiu.
A linguagem, que é um produto desse sistema de valores, cria um universo paralelo ao que é material e que habita nossa cabeça é o que chamamos “visão de mundo”.
O homem não só percebe o mundo, como “concebe” o mundo.
Por meio da linguagem, somos capazes de construir um modelo de mundo ou recriá-lo.


O poema "“Canção do ver”", de Manoel de Barros, mostra a criatividade do poeta para criar uma realidade toda particular para as coisas e os acontecimentos do mundo.



Por viver muitos anos dentro do mato
moda ave
O menino pegou um olhar de pássaro –
Contraiu visão fontana.
Por forma que ele enxergava as coisas
por igual
como os pássaros enxergam.


Nesse trecho, o eu lírico se mostra integrado com a natureza como se fosse uma ave. Passa a enxergar como um pássaro, com a pureza da fonte. Não diferenciava em melhor ou pior, tudo era visto por igual. 


Para o eu lírico, e em boa parte da obra do poeta, as coisas presentes no mundo, desde a mais simples, eram iguais, ou seja, viviam em harmonia plena. 


A função poética, que uma das seis funções da linguagem, é utilizada pelo poeta para quebrar a expectativa da normalidade, ou seja, cria uma nova realidade. 


Assim, para o poeta, é criar uma linguagem, um olhar próprio, sem o rigor gramatical e sem especificação para poder imaginar e que as palavras ainda não estão ligadas entre si, brincam soltas. Portanto: “Poesia é a inauguração do universo das palavras. Para isso o poeta tem que adquirir uma visão fontana!” 


O olhar é a porta que recebe o mundo inaugurado pelo poeta. Um mundo transformado, em transformação e transformador.


Poesia é a inauguração da linguagem.



  • O Desertor, de Silva Alvarenga, vemos o personagem Gonçalo temer a ira do Tio diante da sua deserção dos estudos. Por várias vezes o autor aponta a importância que o Tio dá à formação. Em relação aos estudos, Gonçalo se coloca mais como um acomodado com a arcaica formação do que ter que enfrentar a nova estrutura que cobraria mais empenho dele.
  • Na obra A carteira de meu tio, de Joaquim Manuel de Macedo, o personagem que não recebe nome, é instruído pelo seu tio sobre a sua formação como político, carreira de seu tio. Embora apresente uma postura que também é contra a fadiga, como Gonçalo, tem uma postura mais crítica e mais reflexiva que o personagem de Silva Alvarenga. O protagonista embora veja e aponte os problemas em seu caminho, não se coloca como alguém que busque corrigi-los.
  • Outro ponto importante que as passagens apontam é que diferentemente de Gonçalo, o sobrinho da obra de Macedo atende ao apelo de tio que ele busque a formação no "Livro de tua pátria". Gonçalo, nem debaixo de uma surra atende aos apelos do tio.


Aspecto 1: A mais importante de todas: O soneto é um poema de forma fixa que apresenta 14 versos. Era apenas contar e verificar.

Aspecto 2: Ele é metrificado. No caso desse soneto ele é decassílado, mas não é característica do soneto ser decassílado (isso é do soneto conhecido como clássico). O soneto pode ter outras métricas, mas tem que ser regular, ou seja, com o mesmo número de sílabas em seus 14 versos.
1        2      3    4       5       6      7    8     9     10
Dor, | dor | de | mi | nha al | ma, | é | ma | dru | ga | da -> não entra na contagem (átona)

Aspecto 3: A organização rímica. Esse soneto se apresenta em ABAB CDCD EEF FGG

Dor, dor de minha alma, é madrugada  (A)             |
E aportam-me lembranças de quem amo  (B).       | Rimas Intercaladas
E dobram sonhos na mal-estrelada  (A)                 |
Memória arfante donde alguém que chamo  (B)      |
Para outros braços cardiais me nega  (C)
Restos de rosa entre lençóis de olvido  (D).              Rimas Intercaladas
Ao longe ladra um coração na cega  (C)
Noite ambulante. E escuto-te o mugido  (D),
Oh vento que meu cérebro aleitaste  (E),            |
Tempo que meu destino ruminaste   (E).            |
Amor, amor, enquanto luzes, puro  (F),              |
Dormido e claro, eu velo em vasto escuro  (F),    |     Rimas Emparelhadas
Ouvindo as asas roucas de outro dia  (G)           |
Cantar sem despertar minha alegria  (G).            |


Bem, Galera, é isso... Agradeço os mais de 13 mil acessos e ficarei na torcida para que no final o resultado premie a todos que batalharam por uma vaga!!

Muito obrigado e até a próxima... (tenho certeza que não vão querer uma próxima...) 






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