Bem, galera...
Aqui a gente se despede. Comento aqui as questões da prova. Não quero ser o dono da verdade, apenas faço alguns apontamentos e coloco-os ao julgamento de vocês. Espero que mais uma vez possa ajudá-los.
- Característica do que é ambíguo, do que apresenta vários sentidos
- Falta de clareza
- Dúvida entre duas ou mais possibilidades; INCERTEZA; HESITAÇÃO [ + de, em: ambiguidade nos sentimentos.]
Ambiguidade estrutural
Ling. A que resulta em mais de uma interpretação de significado para um agrupamento de palavras, como em Leu para o filho muitos poemas e lendas da Grécia [' da Grécia' refere-se só às lendas ou também aos poemas?]
Ambiguidade lexical
Ling. A que resulta da existência de mais um significado para uma palavra (polissemia), como em Sonhava toda noite com louros.
Elemento causador da ambiguidade: A palavra "depressão", que é polissêmica. (Ambiguidade lexical)
Ainda de acordo com o Caldas Aulete:
(de.pres.são) sf.
- Ação ou resultado de deprimir(-se)
- Psiq. Estado patológico, de natureza orgânica e psicológica, que envolve abatimento, desânimo, inércia e, às vezes, ansiedade
- P.ext. Condição de abatimento moral ou de ânimo; DESÂNIMO; LETARGIA; PROSTRAÇÃO. [ Antôn.: ânimo, excitação.]
- Concavidade pouco profunda; DESNÍVEL.: A roda quebrou em uma depressão na estrada. [ Antôn.: elevação.]
- Econ. Período de baixa atividade econômica com desemprego generalizado.; RECESSÃO. [ Antôn.: desenvolvimento, progresso.]
- Geog. Terreno ou região em nível mais baixo do que aqueles que os rodeiam
- Med. Diminuição em atividade fisiológica; DEBILITAÇÃO; ENFRAQUECIMENTO. [ Antôn.: fortalecimento.]
Leitura 1: Analisando a tirinha de Nani, podemos ver um veículo se deslocando em uma via e passa por uma placa de trânsito que o alerta que a frente encontrará uma depressão que neste sentido seria o item 4 e 6 do Aulete, ou seja, o que poderia se esperar é um desnível na pista.
Leitura 2: Continuando analisar a tirinha, é mostrado um pouco mais a frente um homem que foi desenhado apresentando um perfil abatido, prostrado, o que remete ao significado 2 e 3 do aulete. Como se a placa estivesse alertando para a existência de seu estado de espírito.
Elemento causador da ambiguidade: O pronome possessivo "seu" (Ambiguidade estrutural) . O pronome, por ser de terceira pessoa) cria uma relação de posse da renda tanto com o contribuinte quanto com o dependente.
Leitura 1: Que não é vantajoso para o contribuinte que possui renda superior a R$ 4.439,34 declarar um dependente que estuda. (Sentido desejado)
Leitura 2: Que para o contribuinte não é vantajoso declarar um dependente que estuda se este possui uma renda superior de R$ 4.439,34
Só um comentário: QUE QUESTÃO LINDA!!! ADOREI!!!
No texto de Aldo Bizocchi podemos tirar as seguintes reflexões:
A analise que cada indivíduo faz do mundo vai depender do sistema de valores que ele construiu.
A linguagem, que é um produto desse sistema de valores, cria um universo paralelo ao que é material e que habita nossa cabeça é o que chamamos “visão de mundo”.
O homem não só percebe o mundo, como “concebe” o mundo.
Por meio da linguagem, somos capazes de construir um modelo de mundo ou recriá-lo.
O poema "“Canção do ver”", de Manoel de Barros, mostra a criatividade do poeta para criar uma realidade toda particular para as coisas e os acontecimentos do mundo.
Por viver muitos anos dentro do mato
moda ave
O menino pegou um olhar de pássaro –
Contraiu visão fontana.
Por forma que ele enxergava as coisas
por igual
como os pássaros enxergam.
Nesse trecho, o eu lírico se mostra integrado com a natureza como se fosse uma ave. Passa a enxergar como um pássaro, com a pureza da fonte. Não diferenciava em melhor ou pior, tudo era visto por igual.
Para o eu lírico, e em boa parte da obra do poeta, as coisas presentes no mundo, desde a mais simples, eram iguais, ou seja, viviam em harmonia plena.
A função poética, que uma das seis funções da linguagem, é utilizada pelo poeta para quebrar a expectativa da normalidade, ou seja, cria uma nova realidade.
Assim, para o poeta, é criar uma linguagem, um olhar próprio, sem o rigor gramatical e sem especificação para poder imaginar e que as palavras ainda não estão ligadas entre si, brincam soltas. Portanto: “Poesia é a inauguração do universo das palavras. Para isso o poeta tem que adquirir uma visão fontana!”
O olhar é a porta que recebe o mundo inaugurado pelo poeta. Um mundo transformado, em transformação e transformador.
Poesia é a inauguração da linguagem.
- O Desertor, de Silva Alvarenga, vemos o personagem Gonçalo temer a ira do Tio diante da sua deserção dos estudos. Por várias vezes o autor aponta a importância que o Tio dá à formação. Em relação aos estudos, Gonçalo se coloca mais como um acomodado com a arcaica formação do que ter que enfrentar a nova estrutura que cobraria mais empenho dele.
- Na obra A carteira de meu tio, de Joaquim Manuel de Macedo, o personagem que não recebe nome, é instruído pelo seu tio sobre a sua formação como político, carreira de seu tio. Embora apresente uma postura que também é contra a fadiga, como Gonçalo, tem uma postura mais crítica e mais reflexiva que o personagem de Silva Alvarenga. O protagonista embora veja e aponte os problemas em seu caminho, não se coloca como alguém que busque corrigi-los.
- Outro ponto importante que as passagens apontam é que diferentemente de Gonçalo, o sobrinho da obra de Macedo atende ao apelo de tio que ele busque a formação no "Livro de tua pátria". Gonçalo, nem debaixo de uma surra atende aos apelos do tio.
Aspecto 1: A mais importante de todas: O soneto é um poema de forma fixa que apresenta 14 versos. Era apenas contar e verificar.
Aspecto 2: Ele é metrificado. No caso desse soneto ele é decassílado, mas não é característica do soneto ser decassílado (isso é do soneto conhecido como clássico). O soneto pode ter outras métricas, mas tem que ser regular, ou seja, com o mesmo número de sílabas em seus 14 versos.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Dor, | dor | de | mi | nha al | ma, | é | ma | dru | ga | da -> não entra na contagem (átona)
Aspecto 3: A organização rímica. Esse soneto se apresenta em ABAB CDCD EEF FGG
Dor, dor de minha alma, é madrugada (A) |
E aportam-me lembranças de quem amo (B). | Rimas Intercaladas
E dobram sonhos na mal-estrelada (A) |
Memória arfante donde alguém que chamo (B) |
Para outros braços cardiais me nega (C)
Restos de rosa entre lençóis de olvido (D). Rimas Intercaladas
Ao longe ladra um coração na cega (C)
Noite ambulante. E escuto-te o mugido (D),
Oh vento que meu cérebro aleitaste (E), |
Tempo que meu destino ruminaste (E). |
Amor, amor, enquanto luzes, puro (F), |
Dormido e claro, eu velo em vasto escuro (F), | Rimas Emparelhadas
Ouvindo as asas roucas de outro dia (G) |
Cantar sem despertar minha alegria (G). |
Bem, Galera, é isso... Agradeço os mais de 13 mil acessos e ficarei na torcida para que no final o resultado premie a todos que batalharam por uma vaga!!
Muito obrigado e até a próxima... (tenho certeza que não vão querer uma próxima...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário