quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Elementos da Narrativa


ELEMENTOS DA NARRATIVA





Narrador

As carfacterísticas do narrador e sua limitação de ação na abordagem do enredo é definida pelo autor na construção de sua obra. O narrador apenas contará as coisas que experimentou, os cheiros que sentiu, as paisagens que viu ou histórias que ouviu.





CUIDADO!!!

Não confunda o narrador com o autor. No universo literário são pessoas diferentes e independentes. Mesmo que muitas vezes a voz autoral apareça na narrativa.




Foco narrativo em primeira pessoa (EU)


  • Quando o narrador participa das ações narradas dizemos que ele é um narrador-personagem ou que o texto tem foco narrativo em primeira pessoa. Ele, obviamente, sabe tudo ao seu respeito, mas é limitado no conhecimento das outras personagens e sobre o contexto da história.
  • Pode ser o protagonista ou não.


Foco narrativo em terceira pessoa (ELE)

  • É também chamado de narrador observador. Não participa das ações, apenas foi uma testemunha ou alguém que ouvi a história de alguém. Pode ser:
  • Objetivo: Quando limita-se a contar uma história sem entrar no pensamento ou nos sentimentos das personagens.
  • Onisciente: sabe tudo e tudo vê. Narra os sentimentos e pensamentos das personagens. Conhece tudo sobre os personagens e sobre o enredo, sabe o que passa no íntimo das personagens.

Personagem



Pode ser um humano, um animal, um ser fictício, um objeto ou qualquer coisa que o autor inventar. Também podem ter nomes ou não, e ter qualquer tipo de personalidade.
É aquele sofre e pratica ação dentro do enredo.

  • Protagonista ou personagem principal: é o personagem mais importante da obra, no qual a história gira em torno dele.
  • Antagonista: é o personagem que rivaliza o protagonista, quase sempre batalha com o mesmo no final da obra. O antagonista não precisa ser necessariamente uma pessoa, podendo ser um objeto, um animal ou um fato que dificulte os objetivos do protagonista (como a situação financeira do mesmo, problemas culturais e/ou sociais, deficiências físicas e/ou psicológicas etc.). 
  • Personagem secundário: é o personagem que ajuda o protagonista, na maioria das vezes tem amizade ou parentesco com o mesmo. A importância dele pode variar dependente da obra. 



Sr Wilson, o personagem
secundário
No filme "Náufrago" (Cast Away - 2001)

Tom Hanks era o protagonista

A ilha, o mar, a solidão eram antagonistas.









  • Personagem redonda ou esférica: dinâmica, dotada de densidade psicológica, capaz de alterar o seu comportamento e, por conseguinte, de evoluir ao longo da narrativa. 
  • Personagem plana: estática, sem evolução, sem grande vida interior; por outras palavras: a personagem plana comporta-se da mesma forma previsível ao longo de toda a narrativa.
  • Personagem caricatural: representa um grupo profissional ou social.


Personagem plana - Previsível

Personagens esféricas ou circulares - Imprevisíveis

Personagens caricatura - Representam um grupo profissional ou social


Espaço

Também chamado de ambiente é onde os fatos da narração acontecem. Sua caracterização depende da escolha do autor para a trama, podendo ser :

- Físico ou geográfico
- Psicológico
- Mítico
- Sociocultural



Tempo

É a marcação dos acontecimentos. E a linha que une as ações da história. Pode ser classificado como:

- Cronológico
- Psicológico
- Mítico
- Histórico




Espaço Físico ou Geográfico

É o espaço exterior, que se aproxima do real, que serve de cenário à ação, onde as personagens se movem e agem. 

Por exemplo: Reino de Duloc, de Shrek




Tempo Cronológico

É aquele que pode ser medido por meio do relógio, da passagem dos dias, das estações do ano etc. Pode se apresentar como:

- Linear: quando os acontecimentos seguem um ordem hierárquica (princípio, meio e fim)

- Não-linear: quando não se apresenta em ordem.






Espaço Sociocultural

São elementos que nos ajudam a identificar e caracterizar as personagens e o grupo e o contexto que as mesmas estão inseridas.

Por exemplo: Costumes, roupas, maneira de falar etc


Tempo Histórico

É quando a narrativa retrata passagens e épocas históricas (Guerras mundiais, Revoluções, Descobrimentos etc.)

Exemplo: A menina que roubava livros, de Markus Zusak e o filme O Pianista.




Espaço e Tempo Psicológico

É destacado quando a narrativa explora o espaço interior da personagem, revelando as suas vivências, os seus pensamentos, sonhos e sentimentos. Não segue os limites do mundo físico, nem mesmo a marcação do relógio. 

Exemplo: Monólogo interior, fluxo de consciência




Tempo Mítico

Quando a narrativa apresenta elementos que não pertencem ao mundo natural, como por exemplo fantasmas, demônios, seres mitológicos, folclóricos etc.






           O Enredo

  • Apresentação ― É o início de toda história. É o momento em que o narrador apresenta os personagens, o cenário, o tempo, etc. Nesse momento ele prepara o leitor para os acontecimentos a serem narrados. 
  • Complicação ― É o início do embate entre protagonista e antagonista. É quando se inicia o conflito (a oposição entre essas duas forças). O equilíbrio inicial é quebrado através do embate para que a ação se desenvolva. 
  • Clímax ― momento de maior intensidade dramática da narrativa. É nesse momento que o conflito fica insustentável, algo tem de ser feito para que a situação se resolva. 
  • Desfecho ― é como os fatos (situação) se resolvem no final da narrativa. Pode ou não apresentar a resolução do conflito. O importante é que novos conflitos não podem aparecer. 



3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ae fessô!!! blz!?
    To deixando aqui o meu email

    ddgangsta@usguerreiros.com - "P.Drão"

    flw
    PAZ

    ResponderExcluir
  3. Ótimo blog. Você possui uma metodologia muito boa.......

    ResponderExcluir